segunda-feira, 1 de maio de 2017

Conceitos clássicos de Qualidade segundo alguns Gurus

Joseph Moses Juran nasceu em 24 de dezembro de 1904, na cidade de Braila, na Romênia. Ele foi um dos mestres da gestão da qualidade. Em 1912 se mudou para Minnesota (EUA) com sua família, para se encontrar com seu pai. Em 1920 entrou para a Universidade do Minnesota e em 1924, se formou como Engenheiro Elétrico e foi trabalhar para a "Western Eletric Company", onde iniciou seu trabalho com qualidade. Ele ainda se tornou Doutor em Direito trabalhou como executivo industrial, professor e consultor na área de qualidade.
Qualidade é a ausência de deficiências”.




Philip Crosby ficou popularmente conhecido pela frase: "A qualidade é grátis." O livro assim denominado teve tanto sucesso que Crosby estabeleceu a sua própria consultora e fundou um colégio para a Qualidade, na Florida. Os dois pilares das suas obras são o "fazer bem à primeira" e a filosofia de "zero defeitos". A sua definição de qualidade é a conformidade com os requisitos da empresa, por sua vez, conformes com os dos clientes. Uma mensagem simples acompanhada de números irrefutáveis.
Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações”.





Edward Deming introduziu a filosofia da qualidade total na indústria japonesa do pós-guerra juntamente com o colega Juran. Foi quase um deus para os gestores japoneses, que, em 1951, criaram um prêmio de qualidade em sua homenagem. Deming elaborou no seu livro Out of Crisis os célebres 14 passos para a qualidade total.
Qualidade é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente”.






Kaoru Ishikawa foi o primeiro a utilizar o termo Controle de Qualidade Total e selecionou as "Sete Ferramentas da qualidade", nas quais considerou que qualquer trabalhador pudesse trabalhar, colocando a qualidade nas mãos dos especialistas. Ishikawa foi, também, o criador dos Círculos de Controle da Qualidade (CCQ). Tornou-se famoso pela criação do diagrama de causa e efeito (ou, Diagrama de Ishikawa). Sua filosofia é voltada para a obtenção da qualidade total através de suas cinco dimensões: Qualidade, Custo, Entrega/Atendimento, Moral e Segurança).
Qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto que é mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor”. 


Para Armand Feigenbaum a qualidade é um trabalho de todos na organização. Não é possível fabricar produtos de alta qualidade se o departamento de manufatura trabalhar isolado. Segundo o autor, diferentes departamentos devem intervir nas parcelas do processo que resultam no produto, e esta colaboração varia desde o projeto do produto ao controle pós-venda, para que assim não ocorram erros que prejudiquem a cadeia produtiva, causando problemas ao consumidor.
Qualidade é a correção dos problemas e de suas causas ao longo de toda a série de fatores relacionados com marketing, projetos, engenharia, produção e manutenção, que exercem influência sobre a satisfação do usuário”.