Joseph Moses Juran nasceu em 24 de dezembro de
1904, na cidade de Braila, na Romênia. Ele foi um dos mestres da gestão da
qualidade. Em 1912 se mudou para Minnesota (EUA) com sua família, para se
encontrar com seu pai. Em 1920 entrou para a Universidade do Minnesota e em 1924,
se formou como Engenheiro Elétrico e foi trabalhar para a "Western Eletric
Company", onde iniciou seu trabalho com qualidade. Ele ainda se tornou
Doutor em Direito trabalhou como executivo industrial, professor e consultor na
área de qualidade.
“Qualidade é a ausência de deficiências”.
Philip Crosby ficou popularmente conhecido
pela frase: "A qualidade é grátis." O livro assim denominado teve tanto
sucesso que Crosby estabeleceu a sua própria consultora e fundou um colégio
para a Qualidade, na Florida. Os dois pilares das suas obras são o "fazer
bem à primeira" e a filosofia de "zero defeitos". A sua
definição de qualidade é a conformidade com os requisitos da empresa, por sua
vez, conformes com os dos clientes. Uma mensagem simples acompanhada de números
irrefutáveis.
“Qualidade é a conformidade do produto às
suas especificações”.
Edward Deming introduziu a filosofia da
qualidade total na indústria japonesa do pós-guerra juntamente com o colega
Juran. Foi quase um deus para os gestores japoneses, que, em 1951, criaram um
prêmio de qualidade em sua homenagem. Deming elaborou no seu livro Out of Crisis os célebres 14 passos para
a qualidade total.
“Qualidade é tudo aquilo que melhora o
produto do ponto de vista do cliente”.
Kaoru Ishikawa foi o primeiro a utilizar o
termo Controle de Qualidade Total e selecionou as "Sete Ferramentas da
qualidade", nas quais considerou que qualquer trabalhador pudesse
trabalhar, colocando a qualidade nas mãos dos especialistas. Ishikawa foi,
também, o criador dos Círculos de Controle da Qualidade (CCQ). Tornou-se famoso
pela criação do diagrama de causa e efeito (ou, Diagrama de Ishikawa). Sua
filosofia é voltada para a obtenção da qualidade total através de suas cinco
dimensões: Qualidade, Custo, Entrega/Atendimento, Moral e Segurança).
“Qualidade é desenvolver,
projetar, produzir e comercializar um produto que é mais econômico, mais útil e
sempre satisfatório para o consumidor”.
Para Armand Feigenbaum a qualidade é um trabalho de todos na
organização. Não é possível fabricar produtos de alta qualidade se o
departamento de manufatura trabalhar isolado. Segundo o autor, diferentes
departamentos devem intervir nas parcelas do processo que resultam no produto,
e esta colaboração varia desde o projeto do produto ao controle pós-venda, para
que assim não ocorram erros que prejudiquem a cadeia produtiva, causando
problemas ao consumidor.
“Qualidade é a correção dos
problemas e de suas causas ao longo de toda a série de fatores relacionados com
marketing, projetos, engenharia, produção e manutenção, que exercem influência
sobre a satisfação do usuário”.